Estima-se que mais de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos cheguem aos mares do mundo todos os anos. Isso equivale a jogar um caminhão cheio de plástico no oceano a cada minuto, de acordo com o World Wide Fund for Nature.

O plástico tornou-se um dos problemas mais graves de poluição que afeta os ecossistemas. Os esforços se concentraram principalmente em reduzir seu uso e substituí-lo por outras opções.
Apesar de sermos lentos, já existem várias alternativas ecológicas para dizer adeus ao plástico e reduzir os danos que causamos ao nosso planeta.

Você pode imaginar uma solução que combina café delicioso, um ótimo design, é útil e também promove a conscientização sobre como cuidar do meio ambiente?
Temos boas notícias. Essa alternativa existe e é uma ótima combinação criada por Julian Lechner, um jovem alemão que criou copos sustentáveis ​​com resíduos de café.

Acorde e a primeira coisa a fazer é preparar um café expresso rico em sua cafeteira. Mas e os resíduos restantes?
Muitas pessoas decidem usá-las como adubo, enquanto outras simplesmente as jogam fora.

Essa ação tirou o sonho do jovem alemão. O consumo de várias xícaras de café e seu desejo de criar algo completamente diferente o mantinham acordado em busca de uma alternativa.

Depois de anos experimentando e analisando, Julian Lechner conseguiu criar o Kaffeeform, uma xícara sustentável e resistente feita com resíduos de café.

Em 2015, ele criou a xícara ideal para um café expresso, mas, com o tempo, recebeu tamanhos diferentes para bebidas como o cappuccino. Ele até desenhou um modelo com uma tampa para transportar para todos os lugares.

Em tons escuros e com um leve aroma de café torrado, essas xícaras são resistentes à temperatura. Eles também são biodegradáveis ​​e acessíveis ao público, com preços em torno de 12 euros (aproximadamente 250 pesos mexicanos).
É assim que a mágica acontece
Um grupo de mensageiros de bicicleta reúne café moído de diferentes cafeterias e torrefadoras, previamente selecionadas em Berlim.

De lá, eles são levados para uma oficina onde os resíduos são processados ​​para fazer os copos. Finalmente, eles são embalados para enviá-los ao seu destino final, que pode ser cafeterias, lojas ou diretamente com os clientes.

Eles buscam mudar os hábitos do consumidor, oferecendo opções e inspirando as pessoas a integrar a sustentabilidade em suas vidas diárias, além de incentivá-las a tomar decisões conscientes.

Também visa promover a reutilização de produtos e matérias-primas, para evitar deixar vestígios prejudiciais no planeta.

A Kaffeeform não vende apenas copos na Alemanha. Seus produtos chegaram na Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Portugal, Espanha, entre outros países da Europa.

Embora no momento não seja enviado, ele já possui planos de expansão para que muitas pessoas possam adquiri-los.

Sua brilhante idéia levou Julian Lechner a ganhar o prêmio de design de produto Red Dot em 2018, um dos mais importantes prêmios de design do mundo.

O que você acha dessa ótima idéia? É urgente que todas as cafeterias as vendam.

 

Fonte: @vix.com